Honda CBR 1000RR Forums banner

Problemas comuns com uma Fireblade de 2018 e posteriores

2.7K views 13 replies 4 participants last post by  Baksteen  
#1 ·
Estou a considerar atualizar para uma moto mais recente, pois acabei de vender a minha R1 de 2011. Estou a olhar para a Fireblade 1000RR de 2018 e a perguntar-me quais os problemas comuns que devo conhecer.

Ouvi alguns relatos de mau funcionamento do ABS, fazendo com que os motociclistas percam o controlo e caiam. Quão comum é este problema? Parece bastante assustador.

Também encontrei menções de "falsos neutros" nestas motos. Quão generalizado é esse problema?

Estou habituado à minha R1 ser sólida como uma rocha, e espero a mesma fiabilidade com a Fireblade.

Para manutenção, troco o óleo a cada 5.000 km e substituo o filtro de ar e as velas de ignição a cada 10.000 km. Espero obter o mesmo desempenho duradouro da Blade que tive com a minha R1.

#2 ·
Tenho um modelo de 2018 há mais de um ano, comprei-o com 19500 km e agora está com 27800 km e estou geralmente satisfeito com ele.

O ABS não vai tentar matá-lo, mas você sentirá uma alavanca esponjosa que pode deixá-lo desconfortável até se acostumar com ela. Tentei purgar o sistema muitas vezes para obter uma resposta mais rápida da alavanca com muito pouca diferença, acredito que o problema seja a forma como a unidade ABS é projetada, notei que puxar a alavanca para preparar a unidade antes da frenagem adiciona rigidez significativa à alavanca e reduz a imersão da alavanca. Acabei de me lembrar que sonhei com isso afundando até o guidão algumas noites atrás 😅, sério!

Além do ABS, que não é um problema na minha opinião, os únicos dois problemas que enfrentei com a moto usada foram o motor de arranque e o sensor CKP.

Substituí o motor da bomba de combustível uma vez, o que acabou por ter sido já substituído na posse anterior por um motor barato, acabei colocando o mesmo mais tarde.

Pode colocar um perfil de pneu 190/55 na traseira sem problemas, recomendo muito, pois mudará a forma como a moto se comporta nas curvas.

#3 ·
Muito obrigado pela resposta, agora posso obter uma CBR 2017 1000RR SP com 12200 km e acho que esta também deve ser boa como a 2018? Acho que elas têm o mesmo motor C77.

Ambas as motos estão mais ou menos na mesma faixa de preço, então qual devo escolher? A 2018 com 10800 km ou a 2017 com 12200?

Eu sei que a SP vem com Ohlins semi-ativo e freios Brembo.

Cumprimentos

#8 ·
Muito obrigado pela resposta, agora posso obter uma CBR 2017 1000RR SP com 12200 km e acho que esta também deve ser boa como a 2018? Acho que elas têm o mesmo motor C77.

Ambas as motos estão mais ou menos na mesma faixa de preço, então qual devo escolher? A 2018 com 10800 km ou a 2017 com 12200?

Eu sei que a SP vem com Ohlins semi-ativo e freios Brembo

Cumprimentos
Ter o controle de wheelie e o controle de tração separados é .... importante... não muda o jogo... mas perceptível se você acelera forte... o controle de wheelie na 2017 é muito abrupto. A 2018 é uma gestão melhor.

#4 ·
As SC77 de 2017-18 são idênticas, as SC77 de 2019 têm o controlo de Wheelie separado do controlo de tração.
Se a 2018 com 10800 km não for SP, eu iria com a 2017 SP com 12200 km se o preço for próximo. A SP tem a suspensão Ohlins superior.

#10 ·
Meu 2018 não teve problemas. O meu não é ABS. Eles estavam vendendo por $11.000 e eu não podia perder essa oportunidade. Tenho 28.000 milhas na moto.

Eu adoraria ter tido uma SP e acho que essa é uma boa escolha. A única desvantagem seria o custo de substituição dos amortecedores eletrônicos e, em algum momento, eles podem nem estar mais disponíveis. Isso seria uma preocupação se você rodar muitos quilômetros com ela.

#12 ·
Meu 2018 não teve problemas. O meu não tem ABS. Eles estavam vendendo por $11.000 e eu não podia perder essa oportunidade. Tenho 28.000 milhas na moto.

Eu adoraria ter um SP e acho que essa é uma boa escolha. A única desvantagem seria o custo de substituição dos amortecedores eletrônicos e, em algum momento, eles podem nem estar mais disponíveis. Isso seria uma preocupação se você rodasse muitos quilômetros com ela.
Sorte, consegui por 19500 km por quase 20000$ e adicionei cerca de 1000$ nele desde então 😓.

A manutenção da Ohlins não é uma opção onde eu moro, é realmente algo a considerar. Um pouco tarde para mencionar agora, mas tenho certeza de que existe uma maneira DIY de trocar pelo menos o fluido a cada poucos milhares de milhas para manter o interior fresco. Fiz a troca completa do fluido na primeira semana em que peguei a moto, é meio que minha maneira de garantir que o veículo tenha minha marca nele.